Maxiavelli: A Oração que Incorpora Ensinamentos de Todas as Religiões

Paisagem Italiana de Antal Ligeti

"Pai Nosso que estás no céu, santificado seja o teu nome;
Venha a nós o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos dá hoje.
E perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.
E não nos induzas em tentação, mas livra-nos do mal." (Mateus 6:9-13)

Como qualquer outra oração, esta é tão simples e, no entanto, tão profunda. Sempre a considerei interessante porque incorpora os ensinamentos de todas as religiões do mundo; tornando-se, assim, uma oração universal que poderia ser feita por qualquer indivíduo professando uma qualquer religião.

"Pai Nosso que estás no céu, santificado seja o teu nome"

Apesar de não ser visível; apesar de permanecer em ocultação; o nome de Deus é para ser santificado através das nossas acções (e.g. seguir as suas regras básicas [os Dez Mandamentos são um bom começo] e cumprir a missão que nos foi dada).

"Venha a nós o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu."

O reino de Deus é a paz interior. Este estado mental e de espírito pode ser alcançado através de qualquer uma das formas de meditação (e.g. Oração, Tai Chi Chuan, Dhyana, meditação da respiração; Raja yoga, Entoação de Mantras, etc) e através de um exercício simples: Mushin. O que significa "Mushin"? Significa "mente sem mente"; significa que não permitimos que a nossa mente vagueie; que pense em excesso e espolete medo e ansiedade; significa que exercitamos o Esforço Correcto (para evitar que a mente se distraia da sua função e, consequentemente, deixe que a confusão se instale).
A Vontade de Deus implica muitas coisas (e cada religião terá uma explicação diferente acerca da vontade divina); contudo, irei sumarizá-la numa só frase: o cumprimento da missão, para a qual fomos enviados para a terra. "Assim na terra como no céu" é geralmente interpretado como sendo a Omnipotência de Deus; mas também deveria ser conotado com a Lei da Correspondência Hermética "O que está em cima é como o que está em baixo".

"O pão nosso de cada dia nos dá hoje"

Não, isto não significa que Deus nos irá passar um cheque nem milagrosamente colocar pitas à nossa frente. Esta passagem é uma confirmação do mandamento de Deus "No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra" e, é uma súplica para que Ele nos dê forças, saúde e que nos providencie oportunidades para que possamos prover as nossas necessidades (para começar, Ele poderia ajudar-nos a incutir bom senso na cabeça daqueles políticos que, violando a regra da Acção Correcta, inventam regulamentações que atrapalham a vida daqueles que buscam uma alternativa para sustentar a sua família).

"E perdoa as nossas ofensas assim como perdoamos a quem nos tem ofendido"

Quem é livre de pecado? Ninguém; daí o ciclo da transmigrração. Há transgressões diárias que para muitos são inevitáveis : inveja, ciúme, vaidade, gula, preguiça, adultério, ira, ódio, ressentimento, mesquinhez etc - Deus pode purgar-nos destes pecados, se assim o Escolher; mas a Sua disponibilidade para  perdoar é que nos deve servir de exemplo: também temos de estar dispostos a perdoar (e fazer com que a mente retorne a um estado sadio).

"E não nos induzas em tentação mas livra-nos do mal"

Este é um bom pedido, ainda que esteja mais que provado que Deus às vezes nos testa - perguntem a Jó como foi. Quando Deus decide que a nossa fé, a nossa segurança e poder de decisão devem ser testados, Ele permite que Satan (o Acusador) nos tente, iluda e engane. Deus, contudo, livrar-nos-á do mal ao proibir que Satan reclame a nossa alma para si.

Antes de terminar, gostaria de desejar o melhor ao Papa Bento XVI nesta nova fase da sua vida. Compreendo bem porque se demitiu e até o louvo por tê-lo feito porque, ao contrário de muitos políticos, ele não estorva o progresso.

Comentários

  1. Hey, Max!

    É uma oração recitada, todos os dias e mais de uma vez, por mais de um bilião de pessoas; quão poderoso, não é? Consegues imaginar?
    Na parte do pedido de perdão pelos pecados, esquecestes-te de mencionar o "mete-te na tua vida, e todo te correrá pelo melhor"; ahahah...
    Bjcas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lenny :D!

      É extremamente poderoso, em termos espirituais. Compreendi bem quando o Papa Bento XVI afirmou conseguir sentir a força da oração dos seus congregantes.

      LOL LOL LOL esqueci-me MESMO! ;)

      Lenny, obrigada pelo teu comentário. Adorei :D.

      Beijocas

      Eliminar

Enviar um comentário

O Etnias: O Bisturi da Sociedade™ aprecia toda a sorte de comentários, já que aqui se defende a liberdade de expressão; contudo, reservamo-nos o direito de apagar Comentos de Trolls; comentários difamatórios e ofensivos (e.g. racistas e anti-Semitas) mais aqueles que contenham asneiras em excesso. Este blog não considera que a vulgaridade esteja protegida pelo direito à liberdade de expressão. Cumprimentos