Entendendo Vladimir Putin Porque a Maioria Não Compreende


O que é que Vladimir Putin quer? Isto é o que todo o mundo quer saber, sem até ao momento ter recebido uma resposta decente - o que mostra que o líder russo tem sabiamente mantido as suas verdadeiras intenções longe dos olhares curiosos. Mas depois de termos seguido o Sr Putin há já algum tempo, acreditamos estar em posição de responder à mais famosa pergunta do globo (ainda que não partilhemos aqui tudo, por razões óbvias). Por isso, o que é que Putin quer: conquistar o mundo? Quererá mesmo reestabelecer a União Soviética?

A Nova Ordem Mundial

Não, Vlad Putin não quer reestabelecer a União Soviética. Sabemos que a ideia generalizada é que os políticos mentem a toda a hora e que são uns grandes actores, tanto que quando nos cruzamos com alguns WYSIWYG, ou minimamente sinceros, o nosso lado cínico tende a suspeitar deles (e.g. Netanyahu, Putin, Abe e Trump).

Nota Bene: ser sincero em qualquer contexto político não significa dizer a verdade absoluta em público, algo impossível devido à segurança e interesses nacionais (as palavras podem denunciar estratégias e posições). Sinceridade significa Intenção em prol do Bem do País (i.e. o bem-estar do povo, a defesa da sua identidade, a história, a tradição e valores são a prioridade de qualquer líder decente). 

Por isso, quando o Presidente Putin fala da Nova Ordem Mundial (NOM), ele está a falar a sério. Mas será que a sua visão de NOM encaixa na dos globalistas? Bem, essa é outra questão, não é? Porque o Sr Putin é um realista, já que acredita em Soberania, em Estadismo, em Política de Poder e Poder Militar para proteger os interesses do Estado e assegurar a sua sobrevivência. Se olharmos bem para a Rússia, vemos que ela tenta sabotar qualquer expressão do Liberalismo, no quadro da Teoria das Relações Internacionais (RI). Por outras palavras, o poder deve voltar para as nações-estado e não para os wannabes do Governo Mundial Uno.

Depois de termos dado uma chance ao Construtivismo e ao Liberalismo (RI), dir-se-ia que o Realismo é mais realista; já para não dizer que a natureza humana continua a puxar-nos para lá de qualquer maneira, logo o Sr Putin não está assim tão errado – embora os seus métodos possam estar.

Quer o Vladimir Conquistar o Mundo?

Não. A Rússia é o seu objectivo. Vladimir Putin ama o seu país de todo o seu coração; e é por isso que ele não quer vê-lo profanado por conceitos como Direitos dos Gays (que tem uma leitura diferente daquela que dita a lógica), Feminismo, Multiculturalismo, e Pseudo-Direitos Humanos – ele não joga esse jogo porque vê essas ideias como elas realmente são (uniformização de comportamentos; erosão lenta da cultura e da tradição, da identidade; em suma, instrumentos políticos para a implementação do globalismo).

Nota Bene: as relações homossexuais, em privado, não são ilegais na Rússia. Marchas para o Orgulho de Gay e expressões de afecto em público não são bem-vindas no país – o que não é exactamente mau de todo, se pensarmos bem. Não obstante, a Rússia ainda tem muito chão a percorrer no que toca à protecção dos direitos de casais e indivíduos gay que certamente merecem os mesmos direitos civis que os heterossexuais, sem prejuízo destes últimos. 

Por isso, ao mesmo tempo que o Presidente Putin usa o mundo para ganho económico – o que é normal – ele não está minimamente interessando em conquistá-lo, e nem sequer deseja impor aos outros a cultura e os comportamentos do seu país.

O Que é Que o Putin Quer Afinal? 

O DS chegou à conclusão que ele quer ser a versão russa de António Salazar: quer ser conhecido como o homem que fez crescer o seu país, que o reavivou das cinzas, que deixou um selo de fortuna na Rússia como ninguém. Quer que o seu nome fique nos anais da História como o homem que foi temido, não porque fosse louco (ainda que na nossa opinião a sua aparente loucura seja nada mais que espectáculo, uma distracção) mas porque teve a coragem de ir contra a corrente (i.e. Internacional Socialista e os seus seguidores) e no entanto conseguiu vingar.

O objectivo máximo da Vlad Putin é aumentar a qualidade de vida de todo o cidadão russo, mas no entanto ele dá a impressão de querer transformar o seu país num potência mundial através do poder Militar, mas não é bem assim – ainda que os seus Generais ganhem muito dinheiro com a Indústria Militar (mas essa é outra história, para um outro dia).

O Sr Putin quer provar que as instituições internacionais, e derivados, são falíveis. Não funcionam e o seu único propósito é a ingerência directa na política doméstica dos outros países – algo que vai contra os ideais de muitos realistas. E por essa razão, ao ser membro de vários orgãos internacionais e de pertencer a alguns blocos económicos, ele testemunha em pessoa o quão certo ele está acerca deles; e para além do mais, a presença russa dá-lhe uma oportunidade para os estudar e planear o seu inevitável fim.

E o que é que ele não quer? Ele não quer interferências no seu país (geradas pela oposição, pelas associações gay, ONGs e até por espiões), não até que o seu Plano, a sua visão, seja implementada por inteiro. É isso que ele quer; todo o resto é fait divers...

Nota Final

Na semana passada, o Presidente Putin ofereceu asilo político a James Comey (o ex-director do FBI) – e disse-o com a cara mais séria do mundo. Muitos minimizaram o convite como sendo uma piada, outros como sendo mais uma loucura de Putin. O que é que o DS diz? Dizemos que é uma mensagem: algo subliminal como “Engraçado como se propôs a investigar Donald Trump por uma alegada ligação à Rússia, mas um passarinho contou-me um pequeno segredo acerca de si. Nós sabemos.”


[As opiniões expressadas nesta publicação são somente aquelas do(s) autor(es) e não reflectem necessariamente o ponto de vista do Dissecting Society (Grupo ao qual o Etnias pertence)]

Comentários