O Discurso da UNGA que o PM Netanyahu Deveria Ter Feito


Sr Presidente, senhoras e senhores,

Estamos a meio de uma grande revolução, a revolução do estatuto de Israel entre as nações. Isto está a acontecer porque muitos países à volta do mundo acordaram finalmente para o que Israel pode fazer por eles: Israel é a nação da inovação – o lugar da tecnologia de ponta no campo da Agricultura, na Água, Energias Renováveis, na Ciber-Segurança, na Medicina, nos Veículos Autónomos.

Esses países agora reconhecem as capacidades excepcionais israelitas no combate ao terrorismo. Nos últimos anos, Israel tem providenciado inteligência que impediu dezenas de ataques terroristas à volta do mundo. Salvámos inúmeras vidas. Vocês podem não saber disso, mas os vossos governos sabem-no, e estão a trabalhar de perto com Israel para manter os vossos países seguros, os vossos cidadãos seguros.

No ano passado estive aqui, neste mesmo pódio e falei acerca desta profunda mudança no estatuto mundial de Israel e vejam só que aconteceu desde então, num só ano:

  • Em Maio, o Presidente Trump tornou-se o primeiro presidente americano a incluir Israel na sua primeira visita ao estrangeiro. O Presidente Trump esteve no Muro das Lamentações, no sopé do Monte do Templo, onde os Templos do Povo Judeu estiveram durante quase mil anos.
  • Em Julho, o Primeiro Ministro Modi tornou-se o primeiro PM indiano a visitar Israel. Juntos discutimos as possibilidades infinitas para Israel, Índia, e para toda a humanidade.
  • Fui a África, onde vi inovadores israelitas a aumentarem as colheitas, a transformarem ar em água, a combater o SIDA.
  • Fui à Ásia, onde aprofundei as nossas relações com a China e com Singapura, e expandi a nossa cooperação com os nossos amigos Muçulmanos no Azerbaijão e Cazaquistão.
  • Fui à Europa, onde em Londres e Paris, Thessaloniki e Budapeste, melhorámos os laços económicos e de segurança.
  • Fui à Austrália, tornando-me o primeiro ministro israelita a visitar os nossos grandes aliados de Down Under.
  • E na semana passada, fui à América do Sul visitar a Argentina e Colômbia, e depois fui ao México, tornando-me, vejam bem, o primeiro PM israelita de sempre a visitar a América Latina.

Após 70 anos, o mundo finalmente compreende que nós não somos o problema mas sim a solução para a maioria dos problemas do mundo.

E porque o mundo e Israel se entendem agora, eu gostaria de – aqui perante toda a comunidade internacional – anunciar o nosso reposicionamento:

  • Estamos profundamente gratos ao mundo pela assistência que nos deram na mediação da reunificação da nossa Nação, mas a partir de agora Israel, a Arábia Saudita, o Egipto, a Jordânia e o Líbano (com a América enquanto observadora neutra) juntos irão resolver qualquer desacordo que ainda persista, em nome do brilhante futuro do Médio Oriente.
  • Não iremos mais aceitar ordens da Comunidade Internacional. Somos uma Nação Forte e Soberana que fará de tudo para se certificar que o único Estado Judaico, no mundo, terá espaço suficiente para dar as boas-vindas aos Judeus que regressem a casa.
  • Não iremos mais aceitar partilhar, partir, dividir o nosso Território com quem que seja. Aqueles cidadãos Árabes que se tenham estabelecido na nossa Terra, e desejem ali permanecer, deverão obedecer à Lei Judaica. Aqueles que se recusarem a fazê-lo, serão convidados a regressar ao seu país de origem. Falta de Patriotismo, Lealdade e Devoção não serão mais tolerados na Terra de Israel.
  • Não iremos hesitar em responder de forma decisiva a qualquer ataque contra o Estado Judaico. Iremos defender as nossas fronteiras com todo o nosso Poder Militar, e prometo-vos: desta vez, nenhuma ONG, nenhum activista dos direitos humanos, nenhum meio da comunicação social, nenhum Governo nos irá parar, porque o Hezbollah, o Hamas, a Fatah (e subsidiárias), o Irão, o ISIS et al já foram avisados – iremos responder e reconquistar território.

Israel é um Estado Independente. Em 1917, a Declaração de Balfour reconheceu o direito do Povo Judeu à auto-determinação e o direito de regressar à sua nação: Palestina. A Conferência de San Remo, em 1922, reconheceu o mesmo “dada a ligação histórica do Povo Judeu à Palestina”.

For putting into effect the declaration made on the 8th [sic.] November 1917 by the British Government and adopted by the other Allied Powers, in favor of the establishment in Palestine of a national home for the Jewish people... - San Remo Conference

Esta é a Lei Internacional. E a Lei Internacional confere-nos o direito a estabelecermo-nos na nossa própria Terra. A Nossa Nação. O Nosso País Histórico.

Costumávamos ser 12 tribos bem definidas, bem identificadas. Depois, por causa dos nossos erros, idolatria, teimosia e falta de unidade fomos espalhados pela terra – conforma as profecias contidas na Bíblia. Hoje, a Nação Judaica está mais uma vez sob a ameaça da Falta de União: o Movimento Reformista busca a erosão dos Alicerces do Judaísmo de modo a perverter o carácter da Nação Judaica. Não podemos permiti-lo; não desta vez.

Os Judeus Reformistas são nossos irmãos, e foi-nos ordenado que amássemos os nossos irmãos; mas...mas, convido-os aqui, perante o mundo, a se submeterem à Orientação da Ortodoxia Judaica, ao Halakhah, ao Torah, aos Alicerces que sustiveram o Povo Judeu e fizeram com que sobrevivessem enquanto Povo, enquanto Nação, durante séculos e séculos – apesar do exílio. Na Terra de Israel, o Judaísmo Ortodoxo é a Luz que Guia o Estado e o Torah é a nossa Constituição.

Não podemos permitir que os nossos irmãos nos dividam. Unidos somos fortes, divididos somos fracos. Por isso, Israel convida os nossos irmãos Reformistas a parar com as manobras de divisão e preparar-se para a Vinda. Qualquer um que discorde desta política tem uma opção: regresse ao Galut ou “Far-lhe-ão como cuidou fazer ao seu irmão; e assim tirarás o mal do meio de ti.” (Devarim 19:19)

As Forças Armadas de Israel estão entre as melhores Forças de Defesa do mundo. Estudámos o nosso meio-ambiente, a nossa história, os nossos inimigos; adaptámo-nos à nossa vizinhança difícil; ultrapassámos obstáculos e evoluímos. Mas há espaço para melhoramentos. E para isso precisamos dos nossos irmãos Haredim. Eu gostaria de convidar os Rabbis para uma conversa e humildemente pedir-lhes que vejam que servir nas Forças de Defesa Israelitas não vai contra o Torah: pelo contrário, fazê-lo é o Torah.

Com os Haredim, e outros Judeus religiosos, no IDF, teremos de volta o Apoio Divino para as nossas Guerras, e regressaremos à Glória das nossas Batalhas do passado – 'retirou-se deles a sua defesa, e o Senhor é connosco; não os temais.'(Bamidbar 14:9). O Estado de Israel precisa de vocês. Ajudem-nos. Ajudem-no.

Tal como profeta Isaías disse “Fiz-te Luz sobre as nações, trazendo a salvação até aos confins da terra.”

Hoje, 2.700 anos depois de Isaías ter proferido essas palavras proféticas, Israel está a tornar-se uma potência emergente entre as nações. E finalmente, a sua luz brilha através dos continentes, trazendo esperança e salvação aos confins da terra.

Feliz Ano Novo, Shanah Tovah de Israel. Obrigado.


NB: Este texto contém porções do Discurso Original que PM Netanyahu fez perante a 72ª Sessão da UNGA. 

(Imagem: PM Netanyahu - UNGA)

[As opiniões expressadas nesta publicação são somente aquelas do(s) autor(es) e não reflectem necessariamente o ponto de vista do Dissecting Society (Grupo ao qual o Etnias pertence)]

Comentários